domingo, 24 de julho de 2016

O que você precisa saber sobre queratina

Olá Divinas tudo bem ? No post de hoje o assunto é bem complexo, irei falar sobre a queratina, substância essa que temos em boa parte do nosso corpo e é o que preenche uma boa parte dos fios de nossos cabelos também.
Muito se houve falar sobre queratina alguns dizem até que alisam o fio, será ? Bora entender um pouquinho mais do assunto de forma bem simples.


O que é a queratina ?
Queratina é uma proteína composta por aminoácidos. Como eu disse à cima a queratina faz parte naturalmente do nosso corpo, ela está em nossas unhas e compõem 90% dos fios de nossos cabelos.

Sempre que fazemos algum processo químico nós perdemos muito do que compõe nosso fio e a queratina é uma dessas perdas.
 A queratina ajuda a manter o cabelo mais forte, protegido, alinhado e com brilho, ela envolve o fio como se fosse uma "capa" e ajuda a reter a água do cabelo.
A falta de queratina no fio acarreta uma série de danos ao cabelo deixando-o poroso, frágil, quebradiço e sem vida.
A queratina que aplicamos nos fios costuma recuperar e envolver o fio de forma a "corrigir" esses danos externos que a química faz.
Quanto a alisar o fio eu tenho minhas dúvidas, o que acredito que aconteça é um maior alinhamento do fio, como a queratina envolve esse fio protegendo, tratando e ajudando no selamento da cutícula a impressão que dá é de que alisa, mas na verdade o que faz é "encapar" o fio selando e alinhando o que dá a aparência de alisamento.
Sim a queratina é uma substância necessária para a saúde do nosso cabelo, mas como minha mãe diz "tudo demais é veneno", não se deve abusar de seu uso, pois caso aplicada em excesso trás o efeito rebote ao invés de tratar vai detonar ainda mais o nosso cabelo. Usar queratina sem necessidade e excessivamente trás enrijecimento, quebra, opacidade e peso ao fio.

Obs.: Gente quero lembrar que não sou cabeleireira ou química e que meu conhecimento sobre queratina envolve pesquisa, conversas com a profissional Natália dos Santos do salão Beleza e Sedução aqui de SJC e minha experiência pessoal. Esse post é feito atrás do meu conhecimento e entendimento sobre o assunto, ok ?




É isso Divinas espero que eu tenha ajudado vocês a entender um pouquinho mais sobre a queratina.
Beijos fiquem com DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui