Confesso que é um pouco assustador esse assunto, não ? Eu tenho ouvido falar desde de que comecei a me aprofundar em cabelos quimicamente tratados. Ouvia daqui, dali mas não ia muito a fundo até...
sim aconteceu comigo. Por isso resolvi fazer esse post para esclarecer dúvidas a respeito desse assunto tão temido e contar minha experiencia para vocês.
O que é o corte químico ?
O corte químico na simplicidade nada mais é do que ter o cabelo cortado por alguma química como: descoloração, relaxamento, tinturas e progressivas, químicas no geral.Porque acontece ?
O corte químico pode acontecer por vários fatores:1° excesso de química: quando seu cabelo já tem várias químicas e vocês insisti em colocar mais.
2° tempo de pausa do produto excedido: quando o profissional ou você deixa o produto mais tempo que o recomendado na esperança de obter um melhor resultado, não não seu cabelo pode ficar curto sem a tua vontade.
3° química sobre química: quando você acabou de descolorir/pintar/alisar e repete o processo logo em seguida, sem esperar que o fio se recupere (foi o que aconteceu comigo).
4° incompatibilidade de produtos: acontece quando é utilizado o relaxamento por exemplo e as luzes ou vise e versa, essas 2 químicas são incompatíveis e cortam seus fios sem brincadeira.
5° cabelo muito danificado: as vezes o cabelo não precisa de química para ser danificado. O uso em excesso de chapinha, secador entre outros fatores pode deixar os fios danificados e fragilizados o que pode acarretar em corte químico caso você decida que quer fazer algum tipo de química no cabelo, mesmo sem ter outras químicas no fio. Por isso o teste de mecha é tão importante, não só no 5° motivo mas sim em todos.
Minha experiência
Bom não foi por falta de informação e sim por teimosia mesmo que eu entrei para o time de quem tem experiência com o corte químico.Lembram que mostrei aqui para vocês que eu mesma tinha feito a técnica single line em mim ? Então deu super certo, na primeira vez (foi quando mostrei para vocês).
Como sou daquelas que quando encasqueta com algo não tem jeito, passou 1 mês eu caí na bobeira de descolorir essa mesma mecha 3 vezes em menos de 7 dias, sim fiz isso. Porquê ?
Queria um pouco mais larga, depois um pouco mais clara e mais clara e deu no que deu. A cor ficou perfeita do jeito que eu queria, mas me custou algumas mechinhas de cabelo junto, e foi aí onde tive minha experiência com o corte químico.
Não me arrependo de botar a mão na massa e tentar, mas lamento por minha teimosia. Já se faria de novo confesso que não tenho certeza, mas com certeza não recomendo que façam esse tipo de química em casa sem a ajuda de um bom profissional.
Como tratar de um cabelo que sofreu corte químico ?
Gente depois do corte químico e de todo o pânico, eu recomendo ficar calma e ter paciência, pois não há muito o que fazer o cabelo já se rompeu. Evidente que é preciso tratar muito desse cabelo com reconstruções, hidratações e nutrições mas colar o cabelo de volta não dá.Quando o fio se parte por causa da descoloração (meu caso) onde ele se rompe fica parecendo areia ao toque e tão sensível que qualquer coisa "só de olhar" ele se parte mais. Então é importantíssimo tratar esse "toquinho" como chamo, para que ele se recupere, fique forte e pare se romper daí sim ele terá a força necessária para crescer de novo sem o perigo de quebrar.
A paciência é importante pelo fato de que precisamos esperar esse cabelo que foi cortado crescer e isso só com o tempo.
Vejam também:
Espero muito que tenham gostado, qualquer dúvida deixe aqui nos comentários.
Beijos fiquem com DEUS.